A cidade de Aveiro leva a fama de ser Veneza Portuguesa por ter moliceiros, os barcos que se parecem com as gôndolas. Antigamente os moliceiros eram usados para colher algas na Ria, um canal/lagoa que atravessa a cidade, hoje em dia foi transformado em atração turística! É uma cidade fofa e charmosa, mas esse título é um pouco exagerado. Veja porque!

Fomos vistar Aveiro no inverno, num dia nublado e que estava ventando bastante. Optamos por não fazer o passeio de moliceiro pelo frio, mas caso queira saber, custa 10 euros por 45 min por pessoa.  É uma das principais atrações da cidade pela tradição e acho que deve ser legal e o valor justo.

O que visitar

Fizemos todo o trajeto a pé, e começamos atravessando a ponte principal que tem em cada ponta uma estátua (4 ao todo) com as principais profissões da cidade: saloneira, fogueteiro, moliceiro (só consegui descobrir 3! rsrs) .

Continuamos pela via principal e passamos pelo Fórum, o shopping da cidade cheio de lojinhas, restaurantes e bares! Um clima animado e bem jovem por causa das universidades na região. Seguimos até a escadaria que tem I ♥ Aveiro, que acabou virando um marco não oficial daqui! O grafiti domina toda a escada e fica em frente ao Parque Fonte Nova com esculturas dos ovos moles e a fábrica de cerâmica. Caso você tenha optado pelo passeio de moliceiro, tem como ir até lá pela Ria, eles param para você saltar e tirar foto.

Ovos moles

Aveiro é cheia de casinhas bonitinhas e famosa pelo tradicional doce ovos moles. O nome pode parecer engraçado, mas prova! É delicioso! A cada esquina tem um café e restaurante e até fábricas desse doce típico. Não vá embora sem experimentar! Portugal todo vende essa delícia, mas nada como experimentar no local de criação. Dizem que ele surgiu no Convento Jesus de Aveiro porque usavam as claras de ovo para engomar as roupas e as gemas sobravam. Até que resolveram juntar com açúcar e por ser um lugar religioso, juntaram com a hóstia! Tchanaaaammmm

Fomos para Aveiro de bate e volta de Lisboa, e acabou sendo bem mais longe do que esperávamos. São 3 h e 30 min para ir e mais esse tempo para voltar! Foi bem cansativo, além de irmos com expectativa bem alta, afinal  já fomos na cidade italiana e é lindíssima! O dia estava nublado e não ajudou muito, estava esperando uma cidade muito colorida e vi uma cidade mais pra cinzenta! Dizem que de Porto esse passeio é mais leve e acaba sendo até mais bonito! (Fizemos um roteiro lindinho de 3 dias em Porto, confere aqui!)

Espero que gostem mais do que a gente e que nos contem a versão alegre de vocês!

Join the discussion One Comment

Leave a Reply