Sintra é uma vila a 20 minutos do centro de Lisboa (ou 40 min de trem!) e precisa fazer parte do seu roteiro de Portugal! Nós acordamos super cedo, o que exigiu muito planejamento e trabalho psicológico para fazer o Pedro cumprir horário, mas conseguimos visitar 4 lugares lindíssimos no dia, todos pertencentes ao grupo Parques de Sintra. Foi praticamente um recorde pessoal!

Palácio de Queluz

Nossa 1a parada foi em um palácio que a gente não conhecia e o mais surpreendente. A gente como brasileiro, se identificou muito com o palácio pois foi onde Dom Pedro I nasceu e morreu.  Curioso que aqui em Portugal, ele é conhecido como D. Pedro IV. E lá aprendemos mais da história dele que não demos muita bola na aula de história, sabe?! Um rei muito brasileiro para reinar Portugal e muito português para governar o Brasil.

Foi construído no século XIX como casa de verão da realeza portuguesa e pode visitar tanto o palácio quanto o jardim! No palácio tem o  quarto, ante quarto, quarto de roupas, sala, sala de fumo, impressionante a quantidade de cômodos! Além de todas as louças super bem conservadas e obras de arte expostas!

Fica aberto de 9:00 as 18:00 e custa 9 euros para entrar no palácio e jardim. Comprando online tem desconto.

Castelo dos Mouros

É na verdade uma fortificação militar ou como gostam de denominar um castelo de pedras! É lindo porque contrasta as ruínas com o verde ao redor! Tem subidas e descidas íngremes pelas muralhas que vão permitindo explorar melhor a vista e o ar da montanha, em um dia com boa claridade, consegue ver o oceano Atlântico. Têm várias bandeiras de países e povos que já conquistaram o sítio. Como é todo aberto, se ventar faz bastante frio então leva casaco!

Fica aberto de 10:00 as 18:00 e custa 8,50 euros para entrar no castelo. Comprando online tem desconto.

Palácio e Parque da Pena

O palácio mais alto da Serra de Sintra e o mais famoso da região! É super colorido, uma expressão do romantismo do século XIX que te deixa nocauteado com os detalhes! Eu surtei nos azulejos, nas cores e na harmonização deles! Além de ser gigantesco, tem um parque de 85 hectares (eu não sei nem dimensionar isso). Só sei que é grande para caramba!!!! Não conseguimos passear por ele, mas fica de sugestão! 

Para acessar o palácio tem uma subida que pode ser feita a pé ou de ônibus que custa 3 euros ida e volta. Parece muito dinheiro para poucos metros, mas depois que chegamos no castelo só pensávamos no ônibus.

Fica aberto de 10:00 as 18:00 e custa 11,50 euros para entrar no castelo. Comprando online tem desconto.

Palácio e Parque Monserrate (mais para parque!)

Outra surpresa! O palácio construído em 1856 como casa de verão é lindíssimo por fora com a arquitetura completamente preservada! Vale avisar que não tem móveis e ornamentação, apenas o esqueleto em sim, mas os detalhes, a cúpula, vale super a pena! A área do jardim também é divina, com uma área verde enorme, um lago, uma cascata e perfeito para o nosso picnic da tarde!

Fica aberto de 10:00 as 18:00 e custa 7,50 euros para entrar no palácio e parque. Comprando online tem desconto.

Como chegar

Nós alugamos um carro que nos permitiu andar pela cidade toda de forma comoda e só paramos o carro em estacionamento gratuito. Mas também tem opção de transporte coletivo que é super fácil chegar!

Saindo de Lisboa pega um trem, conhecido como comboio, saindo da estação de Rossio para Sintra. Chegando na estação de lá e pega um autocarro, nosso famoso busão, da linha 434. É preciso atentar que essa linha tem horário para acabar, depois de 18 horas e quebrados minutos ele para de passar nos palácios então é importante ficar de olho no relógio na volta para evitar perrengue!

Dicas

Se você pretende visitar mais de um palácio ou parque que está citado aqui no artigo, compensa mais comprar pacote que o preço é mais acessível e não precisa ser usado no mesmo dia! Bolso agradece!

Comece cedo o seu dia pois os palácios fecham quase todos na mesma hora para não deixar nenhum só na vontade de conhecer!

Leva casaco! Sintra é serra e o vento faz a curva ahhaha o tempo é louco por lá, melhor estar prevenido.

No final do dia, a gente estava exaaaaaaaaausto da nossa maratona, mas super feliz e realizado, com sensação de dever cumprido que a gente sente até orgulho! Queríamos aproveitar e agradecer o Parques de Sintra pelas entradas nos palácios! Amamos conhecer cada um deles!