Óbidos é famosa por ser uma cidade medieval que parou no tempo. Ela não é apenas um vilarejo dentro de muralhas, ela tem uma energia e ritmo próprio. Fiquei completamente encantada e encorajo fortemente a todos que forem à Portugal, passarem por lá. Ela é conhecida como o presente das rainhas porque fazia parte do dote de muitas delas. Conhecendo Óbidos, vai dar razão! É uma jóia no coração de Portugal. Veja aqui o que tem para fazer nessa gracinha de vilarejo.

Portal da Vila

Para adentrar a cidade de Óbidos, é necessário atravessar esse Portal que você já consegue ver azulejos pintados e a muralha gigantesca que a rodeia.

Vista panorâmica

Atravessando o Portal, suba os degraus para chegar no topo da muralha. Toma cuidado porque não tem nenhum tipo de proteção contra queda. Do lado externo da muralha, tem um cemitério gigantesco, e ninguém quer ir de Óbidos a óbito. Piada ruim a parte, vai sempre segurando na parede e explore a cidade de cima! Tem um canto que você consegue ter dimensão de quão alto você está e do tamanho da cidade! De cima não se consegue captar a energia, então desça e descubra! Tem praticamente apenas uma rua que é a principal da cidade e várias atrações no caminho.

Castelo de Óbidos

Construído no século XIII e eleito uma das 7 maravilhas de Portugal, o castelo atualmente foi transformado é uma pousada. Ele fica no final da Rua da Direita, uma das 2 ruas principais da cidade! Sim, ela é minúscula, o que faz dela ainda mais bonita!

Livraria do Mercado

É a coexistência de uma feira de hortifrúti com livros! A livraria fico onde antigamente os feirantes vendiam suas mercadorias. Quando Óbidos foi decretado uma cidade literária, o espaço da feira foi transformado em uma livraria. Os feirantes ficaram sem local de venda e chegaram num acordo de os agricultores não perderem o espaço de vender e uniram os dois, o que deixou a livraria ainda mais charmosa!!!

Livraria Santiago

Sendo uma cidade literária, livraria é o forte né. O charme da Livraria Santiago é que foi construída dentro de uma Igreja! No lugar dos pedestais dos santos tem estantes de livros, no altar, mais livros! Ficou super diferente e merece a visita.

Linha Poeta

No 2º andar da Livraria Santiago tem o artesanato e poesia da Natália, uma rendeira que uniu duas paixões. Cada bordado ganha voz através de poesias. Vá com tempo e deixa a senhora rendeira recitar seus lindos poemas.

Ginjinha

Bebida típica e famosa em Portugal toda e criada em Óbidos. Você precisa experimentar, é uma aguardente de ginja, uma cereja silvestre da região. Super gostosa e a melhor parte é o hábito dos portugueses beberem ginjnha em copo de chocolate, juntando as minhas paixões: álcool e chocolate! A forma certa de beber é dar um gole apenas da ginjinha para saborear a bebida pura e depois bebe o resto comendo o chocolate junto!

Como chegar

É tranquilo fazer um bate e volta de Óbidos no mesmo dia saindo de Lisboa. Fica apenas a 80 km da capital portuguesa. Fomos de carro e em 35 minutos estávamos lá. Caso não alugar carro, tem como ir de ônibus, ou como português chamam, de autocarro. Super fácil e barato, da estação Campo Grande (Lisboa) sai autocarro da companhia Rodotejo em horários variados que em uma hora chega em Óbidos, custando apenas €7,55 por pessoa.

Booking.com

Embarque com a gente!

Reservando suas hospedagens através do nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar nossa loucura (Ganhamos uma pequena comissão a cada reserva!)
Hospedagem: Booking, Airbnb (sempre vale tentar um couchsurfing também!)
Seguro Viagem aqui com 5% de desconto!
Embarque nessa loucura com a gente!

A gente acredita que batendo perna e se “perdendo” é a melhor forma de conhecer a cidade. Vai ver cada casinha mais linda que a outra, cada detalhe que soma para a beleza desse vilarejo. Em uma manhã consegue conhecer as atrações daqui, mas com um dia você consegue se deliciar e dar a atenção que esse vilarejo merece. É uma cidade toda bonitinha com ruas de pedras, flores e azulejos! Faça o possível para encaixar essa cidade no seu roteiro!