Quanta cor, diversidade, alegria, diferença cultural! Venha de cabeça aberta para o Marrocos e será um dos melhores lugares que vai conhecer! Vai ter que barganhar, levar a diferença no bom humor e aproveitar muito! Perguntar várias vezes até todos se entenderem perfeitamente e depois não ter chance de desentendimento e estará em ótimas mãos.

São enrolados, mas no fim sempre dá certo. Eles tem o sorriso e o jogo de cintura que nós brasileiros somos mestres e nos apaixonamos! Para saber o que é, apenas vivendo! Então vá!

cores no marrocos

Não tínhamos nada certo, pesquisado ou resolvido quando viemos para o Marrocos, apenas sabíamos que chegaríamos por Marrakech e sairíamos por Casablanca. As vezes isso pode soar um pouco louco demais. Então, vamos compartilhar aqui nossa experiência para você não ter que passar por isso. Rsrs

Como se locomover no Marrocos

A gente praticamente só usou onibus para transitar entre as cidades marroquinas. Tem várias companhias de ônibus que levam para os mesmos lugares com preços bem diferentes. Optamos pela CTM que é mais parecido com o “padrão 1001” do Brasil, onibus limpo, com ar condicionado e assento que reclina (pouco, mas já é alguma coisa!). Preferimos essa companhia mesmo sendo um pouco mais cara para não arriscar e transformar a economia em perrengue.

A gente não comprou nenhum passagem online (para não pagar taxa hehehe). Com 2 dias de antecedência costumávamos andar até a rodoviária e comprar o bilhete. O valor da bagagem não está incluída e você paga na hora que entrega sua mala. Custa 10 Dihrams cada (cerca de 3,50 reais)

Cidades incríveis no Marrocos

Marrakech

Fique pelo menos 2 dias
praça central de marrakech

Foi nossa porta de entrada no país, na cultura muçulmana e na África! Só empolgação!!!! Vimos muita pobreza econômica, mas muita riqueza de felicidade, cores e detalhes! Repare nas portas, nos tetos, a beleza está no detalhe! Um povo acolhedor que quer mostrar o melhor de si e do seu país! Sabem um pouco de cada língua e arte do desenrolo como ninguém!

As cores de terra dominam e contrastam com o verde dos jardins espalhados pela cidade! Desfrute das frutas, das oleaginosas no meio do Souk, da comida tão diferente, tão incrível! Doce e salgado, picante na medida certa, é a mistura perfeita! Se encante pelos palácios, pelas fármacias de ervas, pelas rosas e pelos gatos de rua! Nunca vi tanto gato por m2 e não são de ninguém, mas todo mundo cuida e alimenta! Se perca nas medinas e se apaixone pela cidade.

Ouzud

1 dia
cataratas de ouzud no marrocos

Queríamos ver água em abundância, as famosas cataratas do Marrocos. Região montanhosa com as Cataratas de Ouzud que tem 3 níveis de queda com mais de 100 metros de altura. A criatividade dos marroquinos sempre nos surpreende: o improviso de tambores transformados em barcos, os sacos de terra transformados em passarelas. Além dos restaurantes com vista absurda e muita vida! Imagina o verão por lá!!!!

Merzuga

Tour de 3 dias
merzuga deserto no marrocos

Passar uma noite no Deserto do Sahara (eles chamam de Merzuga) na tenda marroquina vai ser uma das mais mágicas da sua vida! Se prepara para se sentir literalmente um grão de areia no meio do nada, com céu mais estrelado possível ou uma lua cheia iluminando tanto que parece ser dia ainda! Aprender que dromedários adoram carinho no pescoço e se derretem todo com o esfregão! Faça amigos na fogueira ao som do tambor e aprenda mais uma utilidade para o lenço que se transforma em proteção da areia.

Vai ser cansativo, vai ficar moído, mas vi ser a melhor experiência.

LEIA TAMBÉM: Tour do Deserto: Como escolher o seu! 

Ouarzazete

Faz parte do tour de 3 dias no deserto
ouzarte marrocos

Chamada de Hollywood africana! Essa cidade já foi palco para vários filmes como O Gladiador, a Múmia e até para a série Game of Thrones: Mira Mira! hahaha É bem divertido passear pela cidade. Lá também tem o Museu do Cinema.

Booking.com

Fez

1 dia
curtume de couro em fez

Entitulada de centro cultural do Marrocos. Lembra um pouco Marrakech devido a loucura das medinas, mas tem seus encantos! Muitas cores, mesquitas, e um souk mais confuso ainda já que primeiro surgiram as lojas, casas, restaurantes e depois as ruas. Se prepare para se perder e não espere voltar pelo mesmo lugar que foi. Uma rua de arco íris no meio da Medina. O curtume de couro que é um choque cultural de transformação de pele de animal morto em bolsas de couro, cheiro ruim camuflado pela menta! Para mim foi um pouco assustador. É tão típico e enraizado na da cidade que é um cartão postal! 

Chefchauen

Pelo menos 2 dias
perola azul chefchauen no marrocos

A cidade da moda, conhecida como Pérola Azul por ser toda pintada de azul e Branco. Um lugar de tanta paz e sem barulho ou gritaria nas Medinas que as vezes nem parece que esta no Marrocos. Bom para conseguir um contato mais genuíno com os locais e caminhar sem ser importunado a cada barraquinha. Prepara o espaço na câmera porque cada esquina vira book de fotos! A cidade é completamente fotogênica e parece que até os gatinhos de lá fazem pose para a foto! Fica na região de montanhas com plantações de haxixe ao redor.

Casablanca

1 dia
mesquita em casablanca

Cidade grande que não tem as características de outras cidades marroquinas. A grande atração turística é a Mesquita Hassan II que pode ser visitada, raridade no país. A sua grandiosidade é contrastante com a pobreza da Medina em seus arredores. É a cidade mais populosa e a mais moderna do Marrocos. Os locais batem no peito para falar que é a Europa na África. rsrs A gente só conhecia Casablanca pelo filme de mesmo nome, mas não lembra a cidade atualmente. Geralmente é uma cidade de chegada ou saída do continente africano.

Essaouira foi uma cidade que queríamos muito ir mas acabou ficando de fora do nosso roteiro. Só ouvimos boas recomendações da cidade de pescadores, com um ar leve de litoral. Mais um motivo para voltar para o Marrocos. Caso tenha tempo, pense em inserir no seu roteiro e conte pra a gente como foi!

Embarque com a gente!

Reservando suas hospedagens através do nosso site, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar nossa loucura (Ganhamos uma pequena comissão a cada reserva!)

Hospedagem: Booking, Airbnb (sempre vale tentar um couchsurfing também!)

Seguro Viagem aqui com 5% de desconto!

Embarque nessa loucura com a gente!

Join the discussion One Comment

Leave a Reply